sábado, 16 de abril de 2011

Sábado é dia dos Convidados

Olá caros amigos baladeiros, ontem foi o primeiro dia de Comida di Buteco e já temos post no forno do Beto e da Flávia(Morg). Enquanto esse post não sai, segue o de nossa convidada de hoje, Raquel Vieira, com um post da Alemanha, mais especificamente da cidade de Mannheim. FUIIIII.


Olá, bem vindo(a) à terra dos homens (Mann = homem + Heim = pátria)! Esta cidade tem mais de 400 anos, fica no sudeste da Alemanha e, por ser um importante pólo industrial, foi quase completamente destruída pelos ataques norteamericanos na Segunda Guerra. Quer saber mais sobre a cidade? Olha lá na Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Mannheim#World_War_II
Então vamos ao que interessa – no post de comida Alemã o Marcelo colocou uma foto da salsicha com curry do Stadt Jever que custava 18 reais. Na estação de metrô tem uma lanchonete que vende uma versão fast food dessa comida super típica daqui:
A porção é menor e vem com pão ao invés de batata frita. Mas por 2 euros (+ou- 3 reais) vale mais a pena do que McDonalds. A salsicha é de boa qualidade e o molho levemente adocicado pra equilibrar um pouco a pimenta e o curry.
Conheço gente que acha comida alemã sem graça porque não gosta daquelas salsichas vermelhas que o povo cisma de fazer de vez em quando em churrasco. Pra estas pessoas eu só digo uma coisa: vai ao Tip Top aí em BH e pede o salsichão recheado com queijo. Se ele não te fizer pelo menos respeitar comida alemã, aí eu aceito que você realmente não gosta.Mas então, nem só de salsichas se alimentam os alemães. Vamos juntar os dinheiros pra ir a um restaurante. O escolhido se chama Alter Simpl e fica no centro comercial da cidade:

Pra começar uma cerveja clara de trigo (2,20 euros), que cai bem agora que já não faz mais tanto frio e é mais leve pra beber junto com a comida. Escolhi o que eles chamam de Hacksteak (= “Steak” de carne moída) com molho e Spätzle (macarrão alemão), esse prato aí embaixo custou 7,90: 
Quanto ao steak: apesar de ser carne moída, estava bom, tinha gosto de carne mesmo e não estava ressecado. Esse molho com certeza era à base de caldo de carne e páprica, até pela cor dá pra imaginar. Tinha pedaços de cebola e pimentão refogados e pimenta na medida certa. O Spätzle tava ótimo. Ao contrário de massa italiana, acho que a graça desse macarrão é ser bem macio - os de supermercado que o povo compra aqui são meio borrachudos. O Stadt Jever costumava ter Spätzle no cardápio; eu acho até que o que eles servem aí é mais bonitinho e mais tradicional porque a massa fica em formato de uns feijõezinhos e não tão parecida com um macarrão como no meu prato aí em cima. Eu recomendo como curiosidade.
De sobremesa: Apfelstrudel com sorvete de baunilha e chantily (3,90 euros).

Achei a massa um pouco pesada. Sei que massa filo não deve ser tão leve quanto uma massa folhada, mas também não precisa ser tãããão amanteigada. Mas o recheio ganhou pontos comigo: saber usar canela na medida certa é uma arte. Do sorvete e do chantily eu nem vou falar nada porque todos os produtos derivados de leite aqui são uma coisa de louco, indescritíveis.
Resultado: uma mulher 17 euros mais pobre, 2 giga taças de cerveja mais bêbada, uns 2 kilos mais gorda, mas com um sorriso pelo menos 4 cm maior J. Eu recomendo o restaurante pelas apresentações, pelo ambiente, pela comida bem feita e apresentada. Nota 8.

Galera de dar água na boca não é, ficamos por aqui com essas loucas tentativas de delícia, fuiiii. 

3 comentários:

yuri disse...

Mas a Raquel é uma minina chica demais sofisticada moderna cabriocaria !!! esse rango ai deve ser demááás tbem. tem como enviar por sedex???
aueiiii abração bjokas !!!

Hipoglicemia disse...

ca...ca...cabrioquê??? Vocês deviam é fazer um dicionário com as palavras todas que já foram moda entre vocês.

Vira e mexe eu olho pros lado na rua aqui pra ver se eu encontro alguém que eu conheço; depois daquele dia em SP, nunca se sabe, né?

yuri disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Raquel agente se ve pelas feirinhas bolivianas do mundo uhahuahuahuhuahuauhahuhuauah
isso sim eh cabriocariooo!!!!!

bjokas